Margarida Fidalgo Pais's profile

O POLÉMICO DESFECHO DO MASSACRE DE PIAZZA FONTANA

Um massacre violento da década de 60, que ainda hoje não está esclarecido, dá o mote para um filme baseado numa história verídica. “Romanzo di una Strage” foi a película escolhida para a primeira noite da Festa do Cinema Italiano.
 
 
Na segunda sessão do dia de abertura foi exibido o filme “Romanzo di una Strage”, de Marco Tullio Giordana, datado do ano de 2012. A história retrata o violento massacre de Piazza Fontana, na cidade de Milão. A 12 de Dezembro de 1969 há uma explosão Banco Nacional da Agricultura, a propósito da tensão politica vivida no país. A culpa é imediatamente atribuída aos anarquistas, sem a existência de provas. Isto causa uma maior revolta por parte deste grupo, por haver uma perseguição pelas suas ideologias. Os interrogatórios, longos e ininterruptos, levam à morte do anarquista Giuseppe Pinelli. Apesar de a polícia afirmar que foi suicídio, este nunca se veio a confirmar, havendo discrepâncias nos testemunhos dos polícias envolvidos. Estas incongruências levam ao julgamento do comissário Luigi Calabresi, acusado do homicídio, apesar de, no momento da morte, não estar presente na sala. O julgamento não chega a ter nenhum desfecho, porém, em 1972, Calabresi é assassinado por militantes de esquerda.
 
Ainda que a história verídica não fosse do conhecimento geral, a qualidade do filme reflectiu-se na opinião do público. Uma espectadora, Lais Reis, destaca “o cinema italiano prende muito, faz com que as pessoas pensem, raciocinem, comentem, critiquem”. Esta opinião é partilhada por um outro espectador, João Gomes, que salienta “este filme é realmente muito bom, tem um enredo espectacular!”. Enaltece ainda a iniciativa, ao frisar que “é excelente ter oportunidade de ver cinema que é feito a nível europeu, um cinema muito específico, com muita qualidade”. Apesar da crítica positiva, Lais Reis lamente a falta de adesão.
 
A longa-metragem mostra que o episódio da década de 60 foi arquivado por falta de provas, o que levaria a crer que o assunto estava esquecido. No entanto, cerca de 50 anos depois, Marco Tullio Giordana traz para o panorama internacional uma questão controversa, o que incita o questionar e o reavaliar os acontecimentos.
 
Coimbra recebe pela sexta vez a festa do cinema italiano, numa iniciativa que promove a cultura italiana de uma forma transversal e que pretende trazer a Portugal o que de melhor se faz no campo cinematográfico. O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) recebe curtas e longas-metragens até cinco de Abril.
O POLÉMICO DESFECHO DO MASSACRE DE PIAZZA FONTANA
Published:

O POLÉMICO DESFECHO DO MASSACRE DE PIAZZA FONTANA

Um massacre violento da década de 60, que ainda hoje não está esclarecido, dá o mote para um filme baseado numa história verídica. “Romanzo di un Read More

Published:

Creative Fields